DISTÚRBIOS DO SONO INFANTIL
Dormir mal prejudica o desenvolvimento da criança, isto é, vamos descobrir neste artigo as razões e descobrir se é o caso de investigar uma Apneia Infantil.
Estas e outras perguntas do gênero estão chegando muito comunemente no meu consultório.
Portanto, não deixe de verificar do que se trata com uma simples consulta.
Muito pode ser resolvido para eliminar qualquer possível prejuízo.
Dormir mal prejudica o desenvolvimento da criança
Estudos científicos demonstram que o hormônio do crescimento é criado no primeiro terço da noite.
É que acontece com as crianças quem tem apneia do sono. Acordar muitas vezes durante a noite também reduz a quantidade de hormônio do crescimento.
O que sabemos por certo é que as crianças que manifestam apneia do sono, quando são tratadas desse mal a tempo, apresentam um aumento na taxa de crescimento muito grande. Por conseguinte se o problema na sua casa é de um filho que aparentemente não aumenta o esperado em estatura, que não cresce bem e que, além do mais, dorme mal, é oportuno averiguar as causas com uma consulta médica.
Como pais é oportuno certificar-se, além dos sintomas acima, que a criança não apresente um sono discontinuo e ronco, mesmo sem ter notado que ele não cresce mais com o mesmo ritmo, não perca tempo, seu filho pode precisar de ajuda para superar este incômodo e não incorrer em prejuízos futuros, para sim, continuar á desenvolver-se como esperado.
As pesquisas indicam também que o distúrbio no sono pode causar dificuldade de memória e concentração, mudanças de humor e sonolência diurna.
Afinal Quais os Sintomas de Alarme da Apneia Infantil?
Preste atenção, na hora em que seu filho dorme, aos seguintes sintomas:
- Ronco noturno;
- Paradas respiratórias;
- Sono agitado;
- Respiração bucal.
Estes são os principais sintomas da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Uma apneia infantil pode ser diagnosticada a tempo, não deixe de verificar com a ajuda de um experto.
Tudo isso atrapalha o desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança. São estes os verdadeiros problemas que preocupam num quadro clínico como este, repetidamente estas crianças apresentam sinais de cansaço e irritação frequentes, olheiras, alteração no crescimento, como vimos acima e apresentam dificuldades para comer, têm déficit de atenção e problemas de relacionamento por irritabilidade constante.