Apneia Infantil Prejudica o Desenvolvimento da Criança

DISTÚRBIOS DO SONO INFANTIL

Dormir mal prejudica o desenvolvimento da criança, isto é, vamos descobrir neste artigo as razões e descobrir se é o caso de investigar uma Apneia Infantil.

Meu filho não dorme bem, o que posso fazer? Meu filho não cresce bem e dorme mal, qual a causa?

Estas e outras perguntas do gênero estão chegando muito comunemente no meu consultório.

Cerca de 10% das crianças roncam, porém somente aproximadamente entre 1 a 3% delas têm  apneia do sono.
Portanto, não deixe de verificar do que se trata com uma simples consulta.
Muito pode ser resolvido para eliminar qualquer possível prejuízo.

Dormir mal prejudica o desenvolvimento da criança

Estudos científicos demonstram que o hormônio do crescimento é criado no primeiro terço da noite.

Então, se a criança não dorme profundamente nesse momento, não consegue produzir a substância (hormônio do crescimento).

É que acontece com as crianças quem tem apneia do sono. Acordar muitas vezes durante a noite também reduz a quantidade de hormônio do crescimento.

O que sabemos por certo é que as crianças que manifestam apneia do sono, quando são tratadas desse mal a tempo, apresentam um aumento na taxa de crescimento muito grande. Por conseguinte se o problema na sua casa é de um filho que aparentemente não aumenta o esperado em estatura, que não cresce bem e que, além do mais, dorme mal, é oportuno averiguar as causas com uma consulta médica.

Como pais é oportuno certificar-se, além dos sintomas acima, que a criança não apresente um sono discontinuo e ronco, mesmo sem ter notado que ele não cresce mais com o mesmo ritmo, não perca tempo, seu filho pode precisar de ajuda para superar este incômodo e não incorrer em prejuízos futuros, para sim, continuar á desenvolver-se como esperado.

Foi comprovado que apesar de ser um problema mais comum em adultos, as crianças também podem ter dor orofacial e DTM (disfunção da articulação temporomandibular). Cerca de 35% das crianças podem apresentar pelo menos um sintoma de DTM.

As pesquisas indicam também que o distúrbio no sono pode causar dificuldade de memória e concentração, mudanças de humor e sonolência diurna.

Afinal Quais os Sintomas de Alarme da Apneia Infantil?

Preste atenção, na hora em que seu filho dorme, aos seguintes sintomas:

  • Ronco noturno;
  • Paradas respiratórias;
  • Sono agitado;
  • Respiração bucal.

Estes são os principais sintomas da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Uma apneia infantil pode ser diagnosticada a tempo, não deixe de verificar com a ajuda de um experto.

Tudo isso atrapalha o desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança. São estes os verdadeiros problemas que preocupam num quadro clínico como este, repetidamente estas crianças apresentam sinais de cansaço e irritação frequentes, olheiras, alteração no crescimento, como vimos acima e apresentam dificuldades para comer, têm déficit de atenção e problemas de relacionamento por irritabilidade constante.