Perguntas Frequentes (DTM-ATM)

    1. O que é DTM?
      DTM é a abreviatura de Disfunções Tempero Mandibular. Como o próprio nome diz, as DTMs são as alterações funcionais que comprometem a função mastigatória, a deglutição e a fala.
      Exemplo: você tem dificuldade na mastigação de determinados alimentos; você escuta barulhos de estalar na hora de abrir a boca.
      Essas alterações da função mandibular podem se apresentar acompanhadas de dor.
      A dor durante a mastigação é um sinal clássico de DTM, assim como a limitação da abertura da boca.

 

    1. O que é um problema de ATM?
      A estrutura que liga a mandíbula (queixo) ao crânio (têmpora) recebe o nome de Articulação Tempero-mandibular (ATM).
      Quando esta articulação não funciona direito, estalidos (cliques) e crepitações (barulho como se existisse areia nos ouvidos) são comuns.
      As ATMs também podem não se movimentar direito, causando limitação na abertura da boca.

 

    1. Quando abro a boca escuto barulho nas minhas articulações. O que é isso?
      Os ruídos da articulação tempero-mandibular (ATM) são sinais de que alguma coisa não está funcionando direito. Esses ruídos podem ser resultado da falta de coordenação do movimento da mandíbula com o osso do crânio, ou de alguma alteração degenerativa dessas estruturas.

 

    1. Minhas dores de cabeça podem ser causa de uma DTM?
      Sim, hoje se sabe também que uma dor na região da cabeça pode ser um tipo de dor referida, por exemplo das musculaturas mastigatórias.

 

    1. O que causa uma DTM?
      Vários fatores podem causar uma DTM. Não existe uma causa comum a todas as DTms, mas o trauma pode ser o principal causador dessa alteração funcional. Uma associação de “coisas” (má oclusão, bruxismo, um desenvolvimento anormal das ATMs, um trauma forte (pancada no queixo), estresse, etc.) podem causas ou manter uma DTM.

 

    1. Quando acordo não consigo abrir a boca direito. Isso é DTM?
      Você provavelmente aperta seus dentes durante o sono. Essa pode ser a causa da sua queixa. Caso você também tenha dor na face (nas bochechas) ao abrir a boca, ou para escovar os dentes ao acordar, seguramente você aperta os dentes durante o sono. Isso pode ser um sintoma de DTM. Você deve consultar um especialista.

 

    1. Fiz um tratamento ortodôntico para tratar os estalidos das minhas ATMs e não tive resultados. Por que?
      Os estalidos das suas ATMs, provavelmente, são resultado de uma alteração no funcionamento interno da sua articulação. Sua queixa não foi resolvida porque apenas a movimentação dos dentes por ortodontia não restabelece a função normal da ATM.

 

    1. Um tratamento ortodôntico pode causar DTM?
      Existem várias pesquisas científicas demonstrando que o tratamento ortodôntico, por si só, não causa DTM. Entretanto, todo tratamento ortodôntico deve ser planejado cuidadosamente para assegurar um adequado engrenamento dos dentes (oclusão), o que favorece o bom funcionamento do aparelho mastigatório.

 

    1. Se eu não fizer um tratamento ortodôntico minhas articulações vão ficar piores do que estão?
      A ortodontia não deveria ser indicada como uma medida inicial do tratamento das DTMs. Em pacientes que apresentam problemas de oclusão, geralmente, a correção por ortodontia está indicada num segundo momento (depois que se consegue a recuperação da função e o alívio da dor).

 

    1. Quem trata DTM?
      O cirurgião dentista especialista em Disfunção Tempero Mandibular e Dor Orofacial é o profissional mais capacitado no dignóstico e tratamento das DCMs.

 

    1. Como posso saber se tenho uma DTM?
      Se você apresentar dor nas articulações e/ou no rosto durante a mastigação, dificuldade ou algum ruído ao abrir ou movimentar a boca é possível que você tenha uma DTM. Nestes casos, assim que possível, procure um especialista.

 

  1. Por duas vezes bocejei e fiquei com a boca travada, sem conseguir fechar. Isso vai piorar e meu queixo vai cair?
    O travamento em boca aberta ou luxação da ATM merece atenção especializada, principalmente quando é recorrente.